Um passeio ao ar livre pode fascinar uma criança com dezenas de coisas que, para os adultos, são tão corriqueiras que passam despercebidas

Por que as crianças não brincam com mais frequência ao ar livre? Ao longo dos anos, a crescente urbanização – com mais espaços de concretos e menos áreas verdes – ocasionou a desconexão entre as crianças e a natureza. Se há alguns anos o desafio era manter as crianças dentro de casa, hoje, o desafio é levá-las para fora. E você sabe quais são os benefícios evidentes quando as crianças têm tempo e liberdade para o brincar livre e exploratório na natureza? E já se perguntou quanto elas perdem quando deixam de ter essa conexão?

Um passeio ao ar livre pode fascinar uma criança com dezenas de coisas que, para os adultos, são tão corriqueiras que passam despercebidas, como um canteiro de flores, uma fila de formigas ou um monte de pedrinhas. A criança, ao notá-las, quer entender, explorar e participar, ativamente, de todas as experiências que a natureza pode lhe oferecer. E, quanto mais cedo essa convivência é estimulada, mais os pequenos se enxergam como parte da natureza, e o mundo, que poderia ser visto como assustador, passa a ser visto como uma grande área interessante a ser descoberta.

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin