M&W SEGUPATRI https://mwsegupatri.com.br Terceirização de Condomínios Wed, 06 Aug 2025 00:34:27 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.2.38 Presidente institui programa que leva energia solar ao Minha Casa, Minha Vida https://mwsegupatri.com.br/2025/02/05/presidente-institui-programa-que-leva-energia-solar-ao-minha-casa-minha-vida/ https://mwsegupatri.com.br/2025/02/05/presidente-institui-programa-que-leva-energia-solar-ao-minha-casa-minha-vida/#comments Wed, 05 Feb 2025 12:02:22 +0000 https://mwsegupatri.com.br/?p=8419 Famílias de baixa renda terão prioridade na implantação de geração de energia elétrica renovável, o que vai reduzir gastos dos beneficiários com a conta de luz

Um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado nesta segunda-feira (1/7), no Diário Oficial da União, promove a união de conceitos de duas políticas sociais estratégicas do Governo Federal: o Minha Casa, Minha Vida e o Luz para Todos. O texto institui o Programa Energia Limpa no Minha Casa, Minha Vida e foi assinado pelo presidente e pelos ministros das Cidades, Jader Filho, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O objetivo é promover a implantação de geração de energia elétrica renovável em unidades do programa habitacional das faixas urbano 1 e rural 1. A ideia é reduzir a conta de energia elétrica das famílias beneficiárias, em especial as de baixa renda. “As novas moradias terão painéis solares para geração de energia fotovoltaica. Energia limpa e que vai fazer com que a conta de luz seja mais barata”, resumiu o ministro Jader Filho na última sexta-feira (28/06).

O ministro Alexandre Silveira explicou que Minas Gerais será um dos primeiros estados a serem beneficiados, com a previsão de instalação de placas solares em 16 mil unidades residenciais distribuídas em 40 municípios. “O Minha Casa Minha Vida se une ao Luz Para Todos. É a união da sustentabilidade. É a transição energética na prática, levando energia limpa e renovável e combatendo a pobreza energética”, afirmou Alexandre Silveira.

A iniciativa também busca promover o uso eficiente da energia elétrica e contribuir para a sustentabilidade financeira dos condomínios Minha Casa, Minha Vida. A diretriz é uma abordagem integrada entre programas de transferência de renda e de acesso à moradia de interesse social com outras políticas energéticas.

Além das faixas urbano 1 e rural 1, são elegíveis ao Programa Energia Limpa as famílias beneficiárias das unidades habitacionais da faixa urbano 2, enquadradas como subclasse residencial de baixa renda. O programa também poderá atender às unidades consumidoras de titularidade dos condomínios em que os beneficiários residam.

FUNCIONAMENTO — A contratação dos investimentos do Energia Limpa ocorrerá de acordo com metas anuais regionalizadas que equilibrem as modalidades remota e local de fornecimento de energia elétrica, de maneira a minimizar impactos nos demais consumidores do setor elétrico. Um ato conjunto dos ministros de Minas e Energia e das Cidades estabelecerá as metas anuais.

Compete ao Ministério das Cidades estabelecer diretrizes relativas às tecnologias das centrais geradoras de energia elétrica associadas ao Programa Energia Limpa, em articulação com o Ministério de Minas e Energia. A pasta também vai estabelecer e gerir a forma de implementação das ações e os procedimentos para contratação de empresas para instalar, operar e manter as centrais geradoras e das linhas de atendimento do programa, além de monitorar, avaliar e divulgar periodicamente os resultados obtidos.

Por: Planalto

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/06/presidente-institui-programa-que-leva-energia-solar-ao-minha-casa-minha-vida

uniformes personalizados

portaria e limpeza em são paulo

desentupidora

Desentupidora

desentupidora 24 horas em são paulo

Uniformes Profissionais

Desentupidora em Guarulhos

Desentupidora em São Gonçalo

Desentupidora em Niterói

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin
]]>
https://mwsegupatri.com.br/2025/02/05/presidente-institui-programa-que-leva-energia-solar-ao-minha-casa-minha-vida/feed/ 0
Grupo faz arrastão em condomínio nos Jardins na noite de Ano Novo https://mwsegupatri.com.br/2025/01/06/grupo-faz-arrastao-em-condominio-nos-jardins-na-noite-de-ano-novo/ https://mwsegupatri.com.br/2025/01/06/grupo-faz-arrastao-em-condominio-nos-jardins-na-noite-de-ano-novo/#comments Mon, 06 Jan 2025 17:05:41 +0000 https://mwsegupatri.com.br/?p=8311 Segundo vítimas ouvidas pela polícia, a entrada dos criminosos foi facilitada pelo porteiro, que teria fugido com os suspeitos.

Três homens fizeram um arrastão no Jardim Paulista, área nobre na Zona Oeste de São Paulo, pouco antes da virada do ano, na terça-feira (31). O arrastão começou por volta das 19h, e os suspeitos fugiram por volta das 23h.

Segundo as vítimas ouvidas pela polícia, a entrada dos criminosos foi facilitada pelo porteiro, que teria fugido com os suspeitos.

Uma funcionária do condomínio chegou a ser rendida durante a invasão. O caso foi encaminhado para o 78º Distrito Policial dos Jardins.

A maioria das câmeras de segurança do condomínio estava inoperante. A polícia não informou a quantidade de objetos que foram levados. Os apartamentos foram revirados e imagens mostram caixas de joias abertas.

uniformes personalizados

portaria e limpeza em são paulo

desentupidora

Desentupidora

desentupidora 24 horas em são paulo

Uniformes Profissionais

Desentupidora em Guarulhos

Desentupidora em São Gonçalo

Desentupidora em Niterói

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin
]]>
https://mwsegupatri.com.br/2025/01/06/grupo-faz-arrastao-em-condominio-nos-jardins-na-noite-de-ano-novo/feed/ 0
Piscina lidera entre os 10 itens mais procurados na hora de alugar em SP https://mwsegupatri.com.br/2024/10/07/piscina-lidera-entre-os-10-itens-mais-procurados-na-hora-de-alugar-em-sp/ https://mwsegupatri.com.br/2024/10/07/piscina-lidera-entre-os-10-itens-mais-procurados-na-hora-de-alugar-em-sp/#comments Mon, 07 Oct 2024 18:07:03 +0000 https://mwsegupatri.com.br/?p=8050 Levantamento da Lello mostra quais são as comodidades mais buscadas por quem quer alugar um apartamento

Na hora de alugar um apartamento, os inquilinos ficam atentos não apenas ao apartamento em si mas também às comodidades do condomínio. Entre os itens mais buscados, um se destaca: a piscina. Ela ficou no topo do ranking de estudo do grupo imobiliário Lello, que levantou os itens mais procurados entre as 170 mil buscas mensais no site da imobiliária. O levantamento considera as pesquisas realizadas no primeiro semestre de 2024.

A piscina aparece em 19,1% das buscas, seguida pela academia, que foi procurada em 14,3% dos casos. “São atrativos para quem busca áreas de lazer e refletem a valorização da procura por espaços que proporcionem conforto e bem-estar aos moradores, contribuindo significativamente para a qualidade de vida”, afirma Raphael Sylvester, diretor de estratégia da Lello Imóveis. Veja abaixo a lista completa:

Ranking dos itens mais buscados em condomínios

  1. Academia: 14,3%
  2. Churrasqueira: 12,1%
  3. Portaria: 10,6%
  4. Elevador: 9,2%
  5. Playground: 3%,
  6. Áreas verdes: 2,3%
  7. Salão de festas: 1,8%
  8. Acessibilidade: 1,8%
  9. Sala de jogos: 0,8%

Na área interna do apartamento, o ar-condicionado foi o item mais buscado (14,3%), seguido por armários de cozinha, com 12,9% das buscas, e pela churrasqueira, com 10,9%. “A preferência por ar condicionado nas unidades demonstra que muita gente se preocupa com as ondas de calor que a cidade tem enfrentado.”

O item também tem se tornado um diferencial importante para a decisão de locação. “O ar-condicionado é uma vantagem para proprietários de imóveis que tenham esse item instalado pois, devido ao grande interesse dos inquilinos por esse conforto, ajuda na locação”, afirmou.

Destaque também para o espaço de varanda que, se somado ao item “sacada” e “varanda gourmet”, toma a liderança e representa 21,4% das buscas. Outro ponto procurado são os armários, que, segundo Sylvester, são um diferencial para que o aluguel seja fechado mais rapidamente – e com valor superior a unidades sem mobília. Somando os itens armários na cozinha, banheiro e quarto, o valor de buscas sobe para 31,5%.

uniformes personalizados

portaria e limpeza em são paulo

desentupidora

Desentupidora

desentupidora 24 horas em são paulo

Uniformes Profissionais

Desentupidora em Guarulhos

Desentupidora em São Gonçalo

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin
]]>
https://mwsegupatri.com.br/2024/10/07/piscina-lidera-entre-os-10-itens-mais-procurados-na-hora-de-alugar-em-sp/feed/ 0
Nova edição do Esporte na Rua oferece atividades gratuitas para jovens de São Paulo https://mwsegupatri.com.br/2024/08/05/nova-edicao-do-esporte-na-rua-oferece-atividades-gratuitas-para-jovens-de-sao-paulo/ https://mwsegupatri.com.br/2024/08/05/nova-edicao-do-esporte-na-rua-oferece-atividades-gratuitas-para-jovens-de-sao-paulo/#comments Mon, 05 Aug 2024 16:00:55 +0000 https://mwsegupatri.com.br/?p=7913

O projeto itinerante estará em um Centro Esportivo, praça ou parque diferente a cada semana

Na imagem, arte de divulgação do programa Esportes na Rua.

A partir de 8 de junho, adolescentes de todas as regiões de São Paulo terão a oportunidade de aprender, se divertir e se exercitar com o projeto Esporte na Rua. Realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, o projeto visitará parques, praças e Centros Esportivos da cidade em um local diferente a cada semana, sempre aos sábados e domingos das 10h às 17h.

Além de oferecer uma opção de lazer gratuita e contribuir para o desenvolvimento físico e mental dos participantes, o Esporte na Rua busca fomentar a integração e a inclusão, incentivando um estilo de vida ativo e saudável.

A programação abrange uma ampla variedade de atividades esportivas, como escalada, skate, parkour, patinação, street dance, grafitti e slackline, entre outras. Todas as atividades serão supervisionadas por profissionais qualificados, garantindo a segurança e o aprendizado adequado.

ab141b08-0e77-4f7c-b1db-5f2f94fe9e31

Confira o calendário:

CE Tiradentes (André Vital)
06 e 07 de julho
Av. dos Metalúrgicos, 2255
Cidade Tiradentes, São Paulo – SP

CERET
13 e 14 de julho
Rua Canuto de Abreu, s/n°
Tatuapé, São Paulo – SP

Centro Esportivo Jd. São Paulo
20 e 21 de julho
R. Viri, 425
Jardim São Paulo, São Paulo – SP

Parque das Bicicletas
27 e 28 de julho
Alameda Iraé, 35
Moema, São Paulo – SP

Parque Santo Dias
03 e 04 de agosto
R. das Caneleiras, 660
Capão Redondo, São Paulo – SP

Praça Brasil
10 e 11 de agosto
Avenida Nagib Farah Maluf, s/n
Conj. Res. José Bonifácio – São Paulo – SP

Praça Primavera
17 e 18 de agosto
Rua Cap. José Machado, 185
Jardim Primavera – São Paulo – SP

Parque M´Boi Mirim
24 e 25 de agosto
Estrada do M’Boi Mirim, 7.100
Jardim Ângela – São Paulo – SP

uniformes personalizados

portaria e limpeza em são paulo

desentupidora

Desentupidora

desentupidora 24 horas em são paulo

Uniformes Profissionais

Desentupidora em Guarulhos

Desentupidora em São Gonçalo

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin
]]>
https://mwsegupatri.com.br/2024/08/05/nova-edicao-do-esporte-na-rua-oferece-atividades-gratuitas-para-jovens-de-sao-paulo/feed/ 0
Motorista é preso com ‘carro do golpe'; veículo equipado disparava falsos anúncios bancários para roubar dados de vítimas em SP https://mwsegupatri.com.br/2024/07/25/motorista-e-preso-com-carro-do-golpe-veiculo-equipado-disparava-falsos-anuncios-bancarios-para-roubar-dados-de-vitimas-em-sp/ https://mwsegupatri.com.br/2024/07/25/motorista-e-preso-com-carro-do-golpe-veiculo-equipado-disparava-falsos-anuncios-bancarios-para-roubar-dados-de-vitimas-em-sp/#comments Thu, 25 Jul 2024 20:35:05 +0000 https://mwsegupatri.com.br/?p=7884 Segundo a PM, Everton Oliveira confessou que recebia R$ 1 mil por semana dos criminosos para dirigir pelas ruas da capital paulista. Carro usava antena e computador para disparar mensagens para celulares de motoristas e passageiros, diz Polícia Civil.

Um homem foi preso na Zona Sul de São Paulo com o “carro do golpe”, veículo equipado com computador e antena que enviavam mensagens SMS com falsos anúncios de bancos para celulares de motoristas e passageiros parados em congestionamentos em bairros nobres da capital paulista.

Algumas dessas pessoas clicavam nos links, preenchiam dados pessoais e bancários e depois viam o dinheiro de suas contas sumirem.

Os bandidos usavam as senhas repassadas pelas vítimas para acessarem investimentos financeiros. Eles eram transferidos para contas de ‘laranjas’.

Segundo a polícia, Everton Nascimento de Oliveira, de 22 anos, confessou que recebia R$ 1 mil por semana dos criminosos somente para dirigir o veículo.

Everton foi indiciado por associação criminosa, invasão de dispositivo informático, uso clandestino de sistema de telecomunicação e corrupção de menor de 18 anos. Como não tinha carteira de motorista, ele também vai responder por dirigir veículo sem habilitação.

Mapa do crime

O trajeto era quase sempre o mesmo, bairros nobres em diversas regiões da cidade, como Jardins (no Centro), Itaim Bibi (na Zona Sul), Pinheiros (Zona Oeste), Tatuapé (e Zona Leste).

Os bandidos alugaram um Jeep Renegade branco para que Everton circulasse em vias congestionadas.

Quadrilha usava carro com lap top e antena para enviar SMS para celulares de vítimas em São Paulo — Foto: Reprodução

Quadrilha usava carro com lap top e antena para enviar SMS para celulares de vítimas em São Paulo — Foto: Reprodução

O motorista deveria se aproximar a cerca de 5 metros de outros veículos parados. Dessa maneira, a antena no porta-malas conseguia rastrear celulares próximos.

A partir daí, computador que ficava no banco de trás era acionado e disparava mensagens em massa para os telefones.

Por SMS, as vítimas recebiam textos imitando bancos nacionais conhecidos, informando que os clientes precisavam acessar um link para resgatar um dinheiro.

Quem clicava, caia em outra página onde o falso banco pedia que a pessoa respondesse algumas perguntas e digitasse a senha para confirmar a informação.

Nesse instante, o golpe era concretizado e minutos depois todo o dinheiro da vítima era retirado da sua conta.

Investigação

O 42º Distrito Policial (DP), Parque São Lucas, que investiga o caso, tenta localizar todas as vítimas para que elas prestem queixa na delegacia. A investigação trabalha com a possibilidade de que ao menos 100 pessoas tenham sido lesadas em um mês.

“O motorista é uma mão de obra da quadrilha. Ele recebia R$ 1 mil por semana para dirigir o veículo. O notebook ficava instalado no banco traseiro. No porta-malas ficava bateria, antena e outra parte do equipamento”, falou o delegado Alexandre Bento, do 42º DP.

A polícia também tenta identificar quem sãos os outros membros da quadrilha. “Sabemos que a namorada do preso, uma adolescente, ajudava a movimentar o dinheiro das vítimas. Estamos tentando localizá-la. Além de buscarmos pistas para saber quem são os outros membros do bando”.

A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Everton para comentar o assunto.

Quadrilha usava carro com lap top e antena para enviar SMS para celulares de vítimas em São Paulo — Foto: Reprodução

Quadrilha usava carro com lap top e antena para enviar SMS para celulares de vítimas em São Paulo — Foto: Reprodução

*Colaboraram: Fabiana Boasorte e Leonardo Leomil, da TV Globo.

uniformes personalizados

portaria e limpeza em são paulo

desentupidora

Desentupidora

desentupidora 24 horas em são paulo

Uniformes Profissionais

Desentupidora em Guarulhos

Desentupidora em São Gonçalo

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin
]]> https://mwsegupatri.com.br/2024/07/25/motorista-e-preso-com-carro-do-golpe-veiculo-equipado-disparava-falsos-anuncios-bancarios-para-roubar-dados-de-vitimas-em-sp/feed/ 0 Alerta: Bandidos Utilizam Bateria 12v para Facilitar Roubo de Motos Honda 160cc https://mwsegupatri.com.br/2024/02/29/alerta-bandidos-utilizam-bateria-12v-para-facilitar-roubo-de-motos-honda-160cc/ https://mwsegupatri.com.br/2024/02/29/alerta-bandidos-utilizam-bateria-12v-para-facilitar-roubo-de-motos-honda-160cc/#comments Thu, 29 Feb 2024 22:42:25 +0000 https://mwsegupatri.com.br/?p=7746 Estamos compartilhando um vídeo alarmante que está circulando nas redes sociais, onde funcionários de uma oficina mecânica de motos relatam uma prática preocupante adotada por criminosos. Segundo o relato, bandidos têm utilizado uma bateria 12v para ligar de forma fácil motocicletas Honda 160cc, facilitando assim o roubo desses veículos.

A prática criminosa é descrita como um método astuto e eficaz para contornar os sistemas de segurança das motos, tornando o processo de roubo mais rápido e menos perceptível. Ao utilizar uma bateria sobressalente, os criminosos conseguem dar partida nos veículos sem a necessidade da chave original.

Diante desse cenário preocupante, é importante que todos estejam cientes e alertas, especialmente os policiais que realizam abordagens a motociclistas. Uma bateria adicional, aparentemente inofensiva, pode ser um indício de atividade criminosa em potencial.

Assistam ao vídeo compartilhado abaixo para obter mais informações sobre essa prática delituosa. É crucial que estejamos unidos na luta contra o crime e na proteção de nossos veículos e segurança pessoal.

Lembramos também que qualquer informação suspeita deve ser comunicada imediatamente às autoridades competentes.

Vamos permanecer vigilantes e colaborar para um ambiente mais seguro para todos.

Atenciosamente,

GRUPO M&W SEGURANÇA

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin
]]>
https://mwsegupatri.com.br/2024/02/29/alerta-bandidos-utilizam-bateria-12v-para-facilitar-roubo-de-motos-honda-160cc/feed/ 0
Ministério da Saúde amplia para R$ 1,5 bilhão os recursos para emergências, como enfrentamento da dengue https://mwsegupatri.com.br/2024/02/16/ministerio-da-saude-amplia-para-r-15-bilhao-os-recursos-para-emergencias-como-enfrentamento-da-dengue/ https://mwsegupatri.com.br/2024/02/16/ministerio-da-saude-amplia-para-r-15-bilhao-os-recursos-para-emergencias-como-enfrentamento-da-dengue/#comments Fri, 16 Feb 2024 16:24:19 +0000 https://mwsegupatri.com.br/?p=7718 Em portaria publicada na sexta-feira (9), Pasta também anunciou liberação célere de recursos para estados e municípios atuarem em emergências de saúde pública

O Ministério da Saúde ampliou para R$ 1,5 bilhão os recursos reservados para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal no enfrentamento de emergências, como a alta de casos de dengue no país. Em 2023, a pasta já havia reservado R$ 256 milhões para esse fim. Em portaria publicada na sexta-feira (9), a Saúde também anunciou otimização para acelerar a liberação de recursos para estados e municípios que decretarem emergência, seja por dengue, outras arboviroses ou situações que acometam a saúde pública.

O apoio financeiro será destinado para medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública em situações que podem ser epidemiológicas, de desastres, ou de desassistência à população. Para receber o recurso, o estado ou município deve enviar ao governo federal um ofício com a declaração de emergência em saúde. Os repasses serão mensais durante a vigência do decreto de emergência.

Também será necessário apresentar um plano de ação, que deve conter a apresentação da condição de saúde local, considerando a situação epidemiológica, necessidade de atendimento à população e a sobrecarga da rede assistencial. Também deve detalhar as ações de saúde a serem realizadas e os respectivos valores estimados. É possível que a solicitação de apoio ao Ministério da Saúde seja feita por mais de um ente federativo em conjunto.

Entenda como será realizado o cálculo dos recursos:

Atenção primária

– Cálculo considerará a quantidade de equipes, programas e serviços da área cofinanciados pela Secretaria de Atenção Primária existentes nos municípios, considerando o teto federal.

Serviços de média e alta complexidade

– Cálculo considerará a assistência à saúde prestada pela Rede de Atenção às Urgências, tendo como referência 10% dos valores financeiros da produção ambulatorial registrada como procedimentos em ‘Caráter de Atendimento de Urgência’, no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), considerando a série histórica dos últimos doze meses registrados no sistema.

Vigilância em saúde

– Cálculo será relacionado às ações de vigilância em saúde no enfrentamento da emergência de saúde pública. Terão referência os valores mensais do teto de vigilância em saúde, limitando o valor de até uma parcela mensal.

O monitoramento do uso dos recursos será realizado pelas secretarias de Atenção Primária (Saps), Atenção Especializada (Saes) e de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), por meio da análise da documentação

produzida, sem prejuízo da possibilidade de solicitação, a qualquer tempo, de relatórios de execução do Plano de Ação de Enfrentamento à Emergência em Saúde Pública, com informações físicas e financeiras.

Pronunciamento nacional

Em pronunciamento realizado em rede nacional de rádio e televisão, na terça (6), a ministra Nísia Trindade convocou a população brasileira, governos, estados e municípios para uma mobilização de enfrentamento à dengue, em decorrência do aumento de casos no país. “Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue”, declarou, enfatizando o aumento dos recursos. “O Ministério da Saúde está dando total prioridade para essa ação. Ampliamos em R$ 1,5 bilhão o repasse de recursos para estados e municípios”, reiterou.

A prioridade do Ministério da Saúde para o combate ao mosquito foi reiterada pela titular da pasta. “Um Centro de Operações de Emergências foi montado para analisar diariamente a evolução dos casos e mobilizar as ações de todos os órgãos envolvidos no enfrentamento à dengue”, relembrou. O COE é uma estrutura organizacional para gestão de emergências em saúde pública e opera como uma unidade coordenadora que facilita e agiliza a tomada de decisões para ação e comunicação.

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin
]]>
https://mwsegupatri.com.br/2024/02/16/ministerio-da-saude-amplia-para-r-15-bilhao-os-recursos-para-emergencias-como-enfrentamento-da-dengue/feed/ 0
Preço do aluguel residencial sobe 16% em 2023, três vezes mais que a inflação, mostra FipeZap https://mwsegupatri.com.br/2024/01/16/preco-do-aluguel-residencial-sobe-16-em-2023-tres-vezes-mais-que-a-inflacao-mostra-fipezap/ https://mwsegupatri.com.br/2024/01/16/preco-do-aluguel-residencial-sobe-16-em-2023-tres-vezes-mais-que-a-inflacao-mostra-fipezap/#comments Tue, 16 Jan 2024 16:46:49 +0000 https://mwsegupatri.com.br/?p=7646

Indicador acompanha o preço médio de locação de apartamentos prontos em 25 cidades brasileiras. Veja quais são as cidades mais caras.

Os novos contratos de aluguéis residenciais ficaram, em média, 16,16% mais caros em 2023, segundo dados do Índice FipeZAP, divulgados nesta terça-feira (16). O resultado ficou ligeiramente abaixo do registrado em 2022, quando o avanço foi de 16,55% — o maior em 11 anos.

O aumento anual foi mais que o triplo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, que avançou 4,62% no ano. Com isso, a alta real dos novos aluguéis (descontada a inflação) foi de 11,54%.

Conforme mostrou o g1 em março de 2023, os preços dos aluguéis dispararam após negociações mais “generosas” durante a pandemia de Covid-19. Também entraram na conta fatores como a variação dos indexadores de aluguel e o retorno ao trabalho presencial. (entenda mais abaixo)

Alta nas cidades

 

O FipeZAP acompanha o preço médio de locação de apartamentos prontos em 25 cidades brasileiras, com base em anúncios veiculados na internet. De acordo com o levantamento, todos os municípios monitorados registraram alta real em 2023.

Entre as capitais monitoradas, os maiores avanços no ano foram em Goiânia (37,28%)Florianópolis (27,68%)Fortaleza (21,95%) e Curitiba (20,70%). Com os números, a capital goiana também lidera o ranking geral.

Veja na arte abaixo.

Índice FipeZap nas cidades brasileiras em 2023 — Foto: Kayan Albertin/Editoria de Arte G1

Índice FipeZap nas cidades brasileiras em 2023 — Foto: Kayan Albertin/Editoria de Arte G1

Preço do aluguel

 

O preço médio dos novos contratos de aluguéis, calculado para as 25 cidades, é de R$ 42,53 o metro quadrado, segundo dados de dezembro. Considerando essa base, o aluguel de um apartamento de 50 metros quadrados custa, em média, R$ 2.126,50 — quase R$ 300 acima do ano anterior (R$ 1.832).

A cidade mais cara da lista é Barueri (SP), onde o aluguel custa, em média, R$ 59,06 o metro quadrado. No caso de uma residência de 50 metros, o valor mensal no município é de, aproximadamente, R$ 2.953.

Quando consideradas as 11 capitais brasileiras medidas pelo índice, São Paulo (SP) — que ocupa a segunda posição no ranking geral — lidera: R$ 51,62/m². Em seguida, estão Florianópolis (R$ 49,81/m²) e Recife (R$ 47,78/m²).

A cidade com o metro quadrado mais barato é Pelotas (RS), custando R$ 17,59, em média.

Preço médio do aluguel por cidade (m²); dados de dezembro:

  1. Barueri (SP): R$ 59,06
  2. São Paulo (SP): R$ 51,62
  3. Florianópolis (SC): R$ 49,81
  4. Recife (PE): R$ 47,78
  5. Santos (SP): R$ 45,50
  6. Rio de Janeiro (RJ): R$ 45,10
  7. Brasília (DF): R$ 40,57
  8. São José (SC): R$ 37,88
  9. São José dos Campos (SP): R$ 37,85
  10. Belo Horizonte (MG): R$ 36,76
  11. Curitiba (PR): R$ 36,17
  12. Goiânia (GO): R$ 36,07
  13. Campinas (SP): R$ 34,87
  14. Praia Grande (SP): R$ 34,82
  15. Santo André (SP): R$ 34,05
  16. Guarulhos (SP): R$ 33,52
  17. Salvador (BA): R$ 33,10
  18. Porto Alegre (RS): R$ 31,67
  19. São Bernardo do Campo (SP): R$ 29,76
  20. Joinville (SC): R$ 28,39
  21. Fortaleza (CE): R$ 28,36
  22. Niterói (RJ): R$ 26,81
  23. Ribeirão Preto (SP): R$ 23,82
  24. São José do Rio Preto (SP): R$ 21,83
  25. Pelotas (RS): R$ 17,59
    Preço médio: R$ 42,53

 

 

Larissa Gonçalves, economista do DataZAP, atribui o forte aumento dos aluguéis a fatores como a retomada do mercado de trabalho após a pandemia — o que ajudou na melhora da renda — e o movimento de repasse da inflação acumulada entre 2020 e 2021.

“Pode-se dizer que o que se viu no ano passado foi a continuidade de um movimento iniciado em 2022 [de reajuste nos preços] — e que tende a arrefecer em 2024″, afirma.

 

Em reportagem publicada em março de 2023, o g1 já havia mostrado que os preços dos aluguéis dispararam, entre outros motivos, por causa da recomposição de valores após negociações mais brandas durante o pico da Covid-19.

Vale lembrar que, na fase inicial da pandemia, muitos proprietários permitiram a manutenção do aluguel nos contratos ou optaram por fazer ajustes com desconto.

  • Variação dos indexadores de aluguel

 

Outra explicação para o aumento dos aluguéis, de acordo com analistas, é a variação de alguns índices de preços.

Isso porque, durante a pandemia, parte das negociações também foi para trocar o tradicional Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M, também conhecido como “inflação do aluguel”) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, a inflação oficial do país) como indexador nos novos contratos.

Nos momentos mais críticos da pandemia em 2021, por exemplo, o IGP-M chegou a acumular uma variação positiva de mais de 37%, pressionado pela alta dos preços das commodities e pelo avanço da inflação no atacado. Naquele período, o IPCA estava mais baixo: 8,06% no acumulado de 12 meses.

Agora, no entanto, o cenário se inverteu: enquanto o IPCA avançou 4,62% em 2023, o IGP-M recuou 3,18%, o que ajuda a explicar o aumento dos preços nos contratos indexados à inflação oficial do país.

  • Maior demanda por imóveis bem localizados para locação

 

Por fim, outro fator que explica os avanços recentes do aluguel é a dinâmica natural de oferta e demanda.

De acordo com especialistas ouvidos pelo g1, o fluxo maior de pessoas em busca de imóveis próximos a grandes centros comerciais também impactou os valores.

“Quando estávamos com o trabalho remoto mais forte e o home office imperava, os espaços maiores e mais distantes dos centros das cidades foram mais procurados”, lembrou Moira Toledo Toledo, diretora de risco e governança da Lello Imóveis.

“Agora, essas pessoas começam a voltar para o trabalho presencial e a distância e o maior tempo de locomoção começam a incomodar”,

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin
]]>
https://mwsegupatri.com.br/2024/01/16/preco-do-aluguel-residencial-sobe-16-em-2023-tres-vezes-mais-que-a-inflacao-mostra-fipezap/feed/ 0
Adolescente de 14 anos morre após se afogar em piscina de condomínio https://mwsegupatri.com.br/2024/01/08/adolescente-de-14-anos-morre-apos-se-afogar-em-piscina-de-condominio/ https://mwsegupatri.com.br/2024/01/08/adolescente-de-14-anos-morre-apos-se-afogar-em-piscina-de-condominio/#comments Mon, 08 Jan 2024 13:58:28 +0000 https://mwsegupatri.com.br/?p=7618 Um adolescente de 14 anos estava com a mãe na piscina de um condomínio na zona leste de São Paulo, quando se enroscou na escada e ficou preso entre os degraus. Quando a mãe percebeu que ele estava se afogando, correu para tirá-lo e prestou os primeiros socorros. O jovem foi levado ao hospital, mas, depois de cinco dias internado, morreu devido a um inchaço no cérebro e falta de oxigenação.

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin
]]>
https://mwsegupatri.com.br/2024/01/08/adolescente-de-14-anos-morre-apos-se-afogar-em-piscina-de-condominio/feed/ 0
Preço do painel solar cai 40% em 2023 e reduz tempo de retorno sobre investimento https://mwsegupatri.com.br/2024/01/05/preco-do-painel-solar-cai-40-em-2023-e-reduz-tempo-de-retorno-sobre-investimento/ https://mwsegupatri.com.br/2024/01/05/preco-do-painel-solar-cai-40-em-2023-e-reduz-tempo-de-retorno-sobre-investimento/#comments Fri, 05 Jan 2024 15:11:10 +0000 https://mwsegupatri.com.br/?p=7610 Segundo o Portal Solar, a capacidade de produção da China é o grande prepulsor para o barateamento das placas solares e o mercado asiático deve ser suficiente para atender a procura global anual até 2032

A utilização da energia solar é uma tendência no Brasil. De acordo com a franqueadora Portal Solar, que conta com mais de 20 mil sistemas fotovoltaicos instalados, ao longo de 2023, os preços médios de painéis solares caíram cerca de 40% – tornando os produtos ainda mais atrativos para os consumidores, mesmo com as novas regras de cobrança pelo uso da rede na geração distribuída.

O motivo por trás dessa diminuição considerável nos preços é o aumento da capacidade chinesa, que produz 90% dos painéis solares disponíveis no mercado. “Fica evidente que o ganho de escala de produção global, o aumento de eficiência dos painéis e a queda no preço final da tecnologia não só dissolvem as cobranças da nova regulamentação no Brasil, mas ainda elevam a atratividade e as vantagens da energia solar aos consumidores”, afirma Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar.

Para Meyer, a capacidade de produção da China deve ser suficiente para atender a procura global anual até 2032. “Os preços dos painéis chineses devem atingir o patamar mais baixo da história, chegando perto de US$ 0,10/Wp”, diz Meyer.

De acordo com simulações do próprio Portal Solar, uma residência gasta em média R$ 500 na conta de luz mensal no Brasil. Assim, a instalação de energia solar no telhado ficaria em torno de R$ 15 mil, mas com um retorno sobre o investimento em cerca de 40 meses.

A energia solar em 2023

As instalações novas de geração própria de energia solar em telhados atingiram 7 gigawatts de potência adicionada em 2023, segundo informações do Portal Solar. Com isso, o Brasil recebeu mais de R$ 36 bilhões em investimentos privados sobre as conexões fotovoltaicas dos consumidores.

Outro motivo para o crescimento da energia solar foi a onda de calor e as maiores tarifas em energia elétrica no Brasil. Ainda de acordo com o Portal Solar, o Brasil tem mais de 25 gigawatts (GW) de potência acumulada da fonte solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos desde 2012.

uniformes personalizados

portaria e limpeza em são paulo

desentupidora 24 horas

Desentupidora

desentupidora 24 horas em são paulo

Uniformes Profissionais

Desentupidora em Guarulhos

Desentupidora em São Gonçalo

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin
]]>
https://mwsegupatri.com.br/2024/01/05/preco-do-painel-solar-cai-40-em-2023-e-reduz-tempo-de-retorno-sobre-investimento/feed/ 0