“Os condomínios registraram um aumento de até 85% nas contas de água e 50% na energia elétrica”

Crédito Foto: Divulgação
Nos últimos meses, os condomínios registraram um aumento significativo nas contas de água e luz. Em decorrência deste aumento, o valor da taxa condominial também subiu, resultando em maiores gastos para os moradores. Além do reajuste nas contas em todo país, a chegada do inverno é um dos motivos do aumento no consumo.

Segundo a Síndica Profissional da Conad, Shirley Faria, quando não há individualização dos hidrômetros, alguns moradores arcam pelo gasto excessivo de outros. “Quando cada um passa a pagar pelo que consome observamos uma redução no consumo de pelo menos 15%, pois os moradores sentem de imediato o resultado da economia em seu consumo e quando não há individualização, uma economia significativa depende da atitude coletiva. Todos devem buscar fazer a sua parte economizando energia e água, e certamente haverá redução nas contas”, explica.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), um banho de 15 minutos consome uma média de 135 litros de água, quando o consumidor fecha o registro para se ensaboar, o consumo cai para 45 litros. Além do chuveiro, o uso de secador, lavadora, e outros eletrônicos crescem no inverno, dessa forma é importante o consumidor estabelecer uma rotina de consumo, pensando sempre na consciência coletiva de seu condomínio.

Além dos gastos financeiros, o pensamento ambiental é muito importante, pois o consumo exagerado afeta diretamente nosso planeta. “Se cada um fizer sua parte, com certeza o resultado será positivo na sua conta, e essa redução ajudará nosso planeta”, conclui a síndica.

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin