Um grupo de São José dos Campos traz para o interior um sistema inovador para que os síndicos parem de amontoar papéis e sejam mais rápidos em todo o processo financeiro e na prestação de contas do condomínio. Diante da novidade, um evento reuniu síndicos e moradores no Mercure Hotel,  em São José dos Campos,  para apresentar esse novo sistema.

Através da internet e com sistemas integrados aos bancos, a administradora do condomínio oferece um serviço de pagamento de contas e os moradores acompanham “on-line” todo o processo, podendo ver até mesmo através dos seus smartphones toda a movimentação financeira e fiscalizar o uso dos recursos do condomínio, ver as notas fiscais, os tributos e encargos, fornecedores, ou seja, ver com total transparência, comodidade e rapidez onde o seu dinheiro do condomínio está sendo gasto.

Atualmente os processos são realizados mensalmente através de demonstrativos impressos em papel enviados para cada condômino juntamente com o boleto que também é enviado em papel, sendo que em muitos casos, as informações podem demorar até sessenta dias para chegar na mão de um morador e, nesse novo modelo de serviço, cada pagamento realizado pelo condomínio é disponibilizado no dia seguinte através da internet.

O novo sistema oferece também segurança, pois todos os comprovantes são guardados em arquivos digitais e armazenados em servidores virtuais, ao contrário do sistema antigo que conta com uma única pasta de prestação de contas encadernada mensalmente que fica arquivada nos condomínios, podendo ser extraviada.

Neste sistema, no fim do mês é gerada uma “pasta de prestação de contas” totalmente virtual, que pode ser acessada em até cinco dias úteis por intermédio de vários canais eletrônicos, como por por e-mail, diretamente no sistema da administradora na internet e até mesmo via WhatsApp pelo smartphone, com muita facilidade e rapidez.

O trabalho já é oferecido pelas grandes empresas administradoras de condomínios das capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro e agora no Vale do Paraíba a inovação é oferecida pela Sigecon Condomínios, que atua na região há dezenove anos.

Segundo o empresário e fundador da Sigecon, Marcelo Duarte, trata-se de uma “via de mão única” de um caminho em que todas as empresas irão percorrer e migrar seus sistemas para oferecer essa tecnologia. “O mercado de condomínios na região cresceu demasiadamente e as exigências dos síndicos também. A necessidade de conter custos e de se fazer com que os moradores participem desse processo, faz com que as empresas se atualizem e usem da tecnologia para detectar despesas desnecessárias e oferecer redução do valor da mensalidade dos condomínios”, explica.

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin