Portaria Virtual e Biometria estão entre as novas ferramentas de proteção

A preocupação com a segurança nos condomínios tem crescido nas capitais brasileiras. Em Salvador, no mês passado, houve uma invasão em um condomínio de luxo no Horto Florestal, e um apartamento foi assaltado. Na tentativa de evitar assaltos e arrastões, administradores investem em tecnologias de ponta para controlar o acesso ao condomínio e registrar a presença de visitantes.

Uma das alternativas mais modernas para a segurança do condomínio é a portaria virtual. O sistema busca substituir a portaria tradicional, com um porteiro presente na guarita do prédio, por uma equipe de funcionários em uma central remota, que atende a vários condomínios, recebendo os visitantes e moradores através de câmeras de alta definição.

“Em alguns prédios a portaria física fica próxima ao portão, e assaltantes podem apontar uma arma e coagir o porteiro. Com a portaria virtual é impossível render a portaria, e os funcionários da central têm mais facilidade para acionar a polícia”, explica Paulo Santos, gerente de soluções da Axis Communications, que trabalha com tecnologias de segurança.

Paulo explica que o sistema de portaria virtual ainda é pouco conhecido, mas seu uso já é tendência em condomínios de luxo. Para que o sistema funcione, é necessário que o condomínio tenha uma internet própria de no mínimo 2 MB. Será necessária a instalação de sistemas de abertura e fechamento remotos para os portões, câmeras que transmitem imagem e som via internet, dentre outras adaptações.

Uma possibilidade para o sistema de câmeras, que também já tem sido usada em portarias físicas comuns, é o uso da tecnologia de reconhecimento facial, permitindo a entrada de moradores sem precisar da autorização da portaria.

“O reconhecimento pode servir para permitir a entrada mais rápida do morador, ou funcionar como dupla checagem para condomínios que já utilizam outros sistemas de acesso, como a biometria”, conta Paulo. O reconhecimento de placas de automóveis também é possível e pode substituir o controle remoto, já utilizado em residências com portões automáticos, ou ajudar no reconhecimento em caso de acidentes com automóveis no condomínio.

Custo da proteção

Um sistema de segurança já bastante utilizado, sobretudo em condomínios de luxo, é a biometria. Além de permitir o acesso mais rápido dos moradores, ele registra os visitantes do condomínio. O uso da tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível, e para começar a usar basta ter um leitor biométrico, um computador com acesso à internet e um software específico para salvar os dados.

O síndico Jorge Igor Rangel utiliza o aplicativo Sivirino, que, dentre outras soluções para condomínios, oferece o software para registro de moradores e visitantes por biometria. “Todo visitante que chega pela primeira vez se identifica com documento com foto e o porteiro coleta a biometria. Antes os porteiros faziam o registro das visitas em uma planilha impressa, agora é tudo digital”, conta.

Thiago Souza, um dos criadores da plataforma Sivirino, completa: “Através do aplicativo, o morador pode informar a portaria previamente sobre a chegada de uma visita e recebe uma notificação informando que o visitante chegou, em que hora e qual porteiro liberou o acesso”.

O uso da biometria no condomínio de Jorge não eliminou o trabalho dos porteiros, que continuam sendo os responsáveis pela liberação de acesso na portaria. “Tivemos que adaptar a rotina da portaria. Antes a fiscalização era por alto, não se tinha certeza dos dados. Agora os próprios moradores participam, e o condomínio fica mais seguro”, diz Jorge.

uniformes personalizados

portaria e limpeza

desentupidora

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin