A quantidade de notícias acerca de invasão e furto em condomínios assusta. Em uma metrópole como São Paulo, está cada vez maior o número desse tipo de ocorrências, daí a necessidade de adotarmos algumas práticas no dia a dia que influenciem diretamente a segurança da nossa família e vizinhos.

É de conhecimento geral que, em um condomínio de prédio ou casas, o porteiro é o profissional essencial à segurança dos moradores e cuidados com o patrimônio, tendo em vista que, na sua grande maioria, os incidentes que colocam em risco a segurança do condomínio se dará na portaria de pedestres ou no acesso de veículos.

É essencial investir em treinamento, orientação e rever as rotinas de segurança, mas o foco sempre é o funcionário responsável pela portaria, sendo que o morador também tem papel preponderante para efetiva segurança do condomínio.

Geralmente o foco dos principais cuidados a se adotar na rotina da portaria tem por alvo os porteiros, mas neste artigo analisaremos o quanto a atitude do condômino pode influenciar na rotinas do porteiro e, consequentemente, fragilizar a segurança do condomínio.

Um porteiro é remunerado para cumprir com obrigações nas rotinas do dia a dia, observar e estar atento sempre, porém, há quem julgue, segundo a sua concepção, que o profissional não está fazendo nada por estar ali parado. Entre uma observação e outra, de que o colaborador não faz nada, são vários os condôminos que querem dar mais uma afazer ao colaborador durante a execução da sua missão: – ‘Tem como me ajudar com a bagagem?’; – ‘Poderia abrir a porta para mim?’; – ‘Leva o guarda-chuva para a minha esposa’; – ‘Tem como você olhar a minha bicicleta apoiada ali no muro’?, etc.

Mas, se o colaborador se negar fazer o que foi interpelado, o que se ouve são impropérios perniciosas sob a égide de argumentos, como: – ‘Eu estou pagando’; – ‘Sou seu patrão’; – ‘Sou eu quem mando’; – ‘Vou te mandar embora’, – ‘Você vai ver’, etc., que não contribui em nada para a melhoria da segurança do condomínio, e acaba abrindo uma brecha no elemento mais importante da segurança pessoal: a confiança.

Não deixar ninguém entrar sem autorização

É obvio que nenhum visitante pode adentrar em um condomínio sem autorização do morador, e quando acontece de alguém entrar no condomínio sem a devida autorização, a conclusão é que o porteiro foi descuidado ou errou.

Não obstante a falha do porteiro, por descuido ou erro, é possível que outro componente tenha influenciado a atitude do porteiro. É de conhecimento que, não importa se alguém já visitou o local várias vezes, ou se está acontecendo um evento com diversos convidados em um dos apartamentos, certo é que qualquer visitante só adentre ao condomínio após autorização de um morador adulto responsável. Entretanto, se o morador gosta de chamar a atenção do porteiro por não reconhecer o seu veículo, fica nervoso por não ser franqueada a entrada do seu parente ou conhecido, não gosta de abaixar o vidro do veículo para o porteiro observar os ocupantes, se impõe ao descumprir regras do condomínio, etc., a possibilidade de o ‘descuido’ ou do ‘erro’ ter origem no próprio morador é muito grande.

Não repassar informações

O porteiro jamais deve repassar informações acerca da rotina dos moradores do condomínio para ninguém, no entanto, o próprio morador deve ter o cuidado de não dar informações sobre a sua rotina a ninguém.

Um morador não deve comentar hábitos e horários de moradores com prestadores de serviço, assim como os porteiros. Às vezes, um comentário inocente do próprio morador pode facilitar o planejamento de um furto ou uma abordagem de um morador no portão ou na entrada da garagem.

Por exemplo: falar com um prestador de serviço que só pagará no outro dia, porque está sem dinheiro e que irá ao banco só no outro dia, é uma informação que não deve ser dada.

Não se deve comentar na frente de vizinhos, entregadores, porteiros, empregados, etc., que realizará um pagamento à vista de certa quantia, pois incontinentemente, a pessoa está expondo a sua segurança e deixando vulnerável o seu imóvel.

Tomar cuidado com entregadores ou mudanças repentinas

Muitas pessoas mal intencionas tentam se passar por entregadores para conseguir acesso ao condomínio, por isso as encomendas devem ser recebidas diretamente pelos moradores na portaria, evitando a entrada de todos entregadores. Entretanto, essa regra, apesar de essencial a segurança de todos, para alguns moradores é chata e incomoda, e acabam pressionando os porteiros a abrirem exceções. Pressionar o porteiro para abrir exceções ao bel prazer de alguns, colocará todos os moradores em riscos, pois será em algumas dessas exceções que alguém mal intencionado entrará no condomínio, e o controle não será efetivo.

Prestar atenção na entrada e saída da garagem

O porteiro precisa confirmar as placas de todos os carros que entram no prédio, bem como verificar se efetivamente o condutor do veículo é o morador do condomínio, isto porque bandidos podem clonar o veículo e a placa ou estarem com os moradores tomados de refém.

O morador que é recalcitrante em se identificar, não baixar o vidro do veículo para ser identificado, brigar com o porteiro ao ser abordado, etc., na verdade rema contra a sua própria segurança, e põe e risco a segurança dos demais moradores.

Fazer a manutenção da infraestrutura de segurança

Todo sistema de segurança com o decorrer do tempo carece de manutenção. Sistemas de portas automáticas, trincos eletroeletrônicos, interfones, câmeras, sensores e área de iluminação das áreas comuns, entre outros aspectos, carecem de manutenção preventiva, mas há moradores que acham que investir nesses quesitos é desperdício.

Como definir regras de segurança

As normas de segurança a serem adotadas em um condomínio devem ser analisadas, ponderadas e decididas em assembléia com a participação de todos os moradores, pois se assim não for, o plano de segurança será menos efetivo.

É importantíssimo um sistema de segurança que leva em conta: iluminação em todas entradas, iluminação e instalação de câmeras nos principais pontos sensíveis do condomínio, alarmes em centrais de monitoramento, sistemas de portarias e identificação, etc., porém, o mais importante de toda a rede de segurança são as pessoas que compõe o sistema: moradores e funcionários.

Se o morador verificar alguma conduta de um funcionário ligado a segurança do condomínio que, ao seu ver não é legal, compatível ou que deixa a desejar, recomenda-se que se procure o sindico para relatar a inconformidade, mas não se dirija diretamente ao funcionário para chamar a atenção.

A sua compreensão e colaboração dos moradores são fundamentais para a segurança do condomínio. Atitude que desautorizem o funcionário, ou que o exponha a uma condição vexatória, ou que o levará a uma reprimenda pública, simplesmente fará com que aquela pessoa se acovarde no momento que deva tomar uma atitude firme ante uma atitude que pode gerar perigo real.

Tenha o hábito de cumprimentar os prestadores de serviço, e elogie as ações dos funcionários que visam garantir a segurança de
todos, mesmo quando pareça representar algum transtorno para você ou para as suas visitas. Por isso, é de bom alvitre deixar estabelecido nas reuniões de condomínios regras bem objetivas a serem seguidas pelos colaboradores, e se forem cobradas, elogie e incentive a que permaneça assim.

Evite tratar com os prestadores de serviço quando estiver sob efeito de alguma bebida alcoólica, pois geralmente o álcool faz surgir os extremos do comportamento humano.

O melhor é ter certeza do gabarito, competência e treinamento de toda equipe de segurança do seu condomínio.

Há algumas regras de segurança para os moradores do condomínio que não cabe aos funcionários, que são:

Ao chegar ou sair da garagem, observar se não há pessoas estranhas ou suspeitas próximas à entrada de seu condomínio;
Ao estacionar o veículo na garagem, deixe trancado, sem pacotes e objetos a vista e com o alarme ligado;
Alertar a portaria para que receba as encomendas feitas se perceber que não poderá recebe-las;
Cumpra a regra de sempre ir atender os entregadores na recepção;
Quando solicitado à portaria, verificar o que se trata, e só então descer para atender;
Não deixe cópias das chaves na portaria;
Não deixe portões abertos ao se despedir de visitantes;
Os empregados não podem ter todas as chaves da dependências da casa;
Todos os condôminos devem conhecer e respeitar as regras e todo sistema de segurança. É importante ainda zelar por sua boa conservação.

Evite passar informações de hábitos do condomínio a estranhos, e isto inclui pessoas que alugaram apartamentos recentemente.

A administração/sindico devem deliberar com todos que, quando alguém alugar o apartamento, que cópia de dados e documentos devem ser encaminhados para análise do condomínio, tendo em vista, que vários incidentes de segurança ocorreram por indivíduos mal intencionados alugarem um apartamento só para terem acesso ao local.

Administradora/síndico

A Administração ou o Síndico concatena a vontade dos condôminos, e por isso precisa periodicamente fazer reuniões com os condôminos a fim de despertar a consciência de todos para as questões da segurança, que é responsabilidade de todos;

Enfatize a necessidade de cadastro de todos os condôminos com dados pessoais, placas, modelo e características dos veículos e, até de parentes próximos, tendo em vista as questões de emergência.

Estabeleça um sistema de identificação para todos os visitantes, de modo a não comportar exceção, sendo necessário a ciência do condômino que será visitado.

Se não há pessoal na portaria para acompanhar o andamento de todos os trabalhos realizados por terceiros no edifício, que estabeleça regras para alguém do condomínio, ou o síndico acompanhe.

Na contratação dos funcionários, após exigir documentos e referências, se faz necessário se certificar quanto à autenticidade e veracidade das informações, o que deve ser feito junto aos órgãos oficiais, e até mesmo através das redes sociais.

Questões de segurança é um tema inesgotável, mas o essencial em todas regras de segurança, é a colaboração da coletividade em prol de um bem comum.

 

A desentupidora Hidromix apoia estas informações de segurança sobre condominio, acesse nosso site, https://www.hidromixdesentupidora.com.br

Compartilhar
Facebooktwitterlinkedin